// Pedagógico

Adotamos a metodologia de projetos que visa concretizar, na sala de aula, a ideia de que o aluno precisa ser sujeito de seu próprio desenvolvimento, tornando-se coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem.

Desta forma, o professor atua como um orientador, trazendo conceitos diferentes, incentivando a busca por novos conhecimentos e envolvendo os estudantes nas várias etapas de um projeto – desde o levantamento de temas e questões que resultarão em hipóteses prévias, até a elaboração do planejamento, a execução das diretrizes pré-estabelecidas, a avaliação e a apresentação. Essa metodologia de trabalho estimula a curiosidade e a autonomia, e nos propicia perceber os desejos e as necessidades dos alunos.

Os conteúdos aprendidos não se limitam a conceitos ou fatos, mas incluem os procedimentos, as estratégias, os princípios e as atitudes. Enquanto aprende, o estudante exercita, concomitantemente, o trabalho em equipe, a compreensão da existência de vários caminhos para se resolver um mesmo problema, a perseverança e a importância do esforço intelectual.

As visitas de estudo e pesquisas de campo fazem parte do calendário escolar, tendo como objetivo permitir a associação de assuntos vistos em sala de aula com a realidade e vivência de cada educando.

Leia também sobre…