// Cotidiano da Escola no Matutino

6h50min – Abertura do portão externo.

Nesse horário os alunos devem permanecer no pátio da frente.

7h05min – Sinal de alerta: alunos e professores dirigem-se à sala.

A subida deve ser feita tranquilamente e os alunos irão para sala ambiente onde terão aula.

7h10min – Sinal de início das aulas. Poderá se dirigir à sala todo aluno que estiver no espaço da escola.

O aluno que chegar após esse horário permanecerá no pátio da frente ou biblioteca esperando a segunda aula.

O atraso será registrado pela auxiliar de coordenação e enviado comunicado por escrito à família. Este deverá voltar assinado no dia seguinte. Após o terceiro atraso no trimestre o aluno retornará para casa. Exceção se faz a atraso justificado com atestado médico.

O aluno só poderá permanecer na escola se estiver com uniforme completo.

Não será permitido uso de bonés, boinas ou toucas.

9h40min – Início do recreio.

Durante o recreio os alunos deverão permanecer nos pátios ou biblioteca da escola.

Em caso de problemas de saúde que impossibilite uso do uniforme o aluno deverá apresentar atestado médico ou justificativa por escrito do responsável.

Materiais esportivos serão emprestados aos alunos mediante assinatura de recibo. Em caso de perdas ou danos o aluno que assinou será responsável pelo custo do material.

O uso das quadras é regulamentado por escala elaborada pelo auxiliar de coordenação e fixada em local visível.

Não será permitida permanência nas quadras de pessoas portando alimentos.

10h05min – Encerramento do recreio. Alunos e professores devem se dirigir à sala.

10h10min – Início das aulas pós-recreio.

Alunos que chegarem à sala após esse horário terão seus nomes registrados e a família será comunicada. Nesse caso o professor pode vetar a entrada do aluno em sala e ele fará a atividade do dia fora da sala sendo registrado como saída de sala.

11h50min ou 12h40min (conforme horário de aula) – Sinal de encerramento das aulas. Após esse horário os alunos devem permanecer no pátio da frente.

Os alunos só poderão usar o pátio de trás quando acompanhados de funcionários da escola.

É responsabilidade do aluno:

  • Respeitar funcionários e colegas da escola, tratando a todos dentro dos princípios e éticos e de acordo com os valores que a escola quer preservar.
  • Cumprir e fazer cumprir as normas da escola.
  • Dedicar-se aos estudos em aula e em casa, fazendo as tarefas propostas e mantendo seus deveres em dia.
  • Comparecer à escola com todo material necessário para as atividades do dia (Ex..: caderno, livro, agenda, caneta…). Faltas ou esquecimentos serão registradas e comunicadas aos responsáveis. O professor poderá vetar a presença do aluno na aula quando não estiver com o material necessário.
  • Cuidar de seu material evitando perdas ou sumiços. A escola não se responsabiliza por materiais extraviados.
  • Deslocar-se nos corredores com cuidado e respeito ao espaço, aos colegas e funcionários. Lembrando sempre de levar todos seus pertences.Atrasos nos deslocamentos entre as aulas terão o mesmo tratamento que os atrasos ao encerramento do recreio
  • Deixar a sala e a escola somente quando autorizado por professores ou coordenadores. Ao dar o sinal de encerramento das aulas é o professor que autoriza a saída dos alunos.
  • Usar celular somente antes do sinal da entrada (7h05min) e após o encerramento da última aula. O uso de celular e aparelhos sonoros para qualquer fim no decorrer das aulas será punido com confisco do aparelho e entrega somente aos responsáveis pelo aluno. Reincidências serão passíveis de advertência por escrito ou suspensão.
  • O não cumprimento dos deveres do aluno é passível das punições previstas no regimento interno da escola, registros em documentos próprios e comunicados aos responsáveis.
  • O aluno que for retirado de sala por não cumprimento de normas deverá cumprir com a tarefa proposta pelo professor em outro espaço e apresentar ao final do tempo de aula.
  • Os responsáveis serão comunicados semanalmente e por escrito de ocorrências relativas ao aluno que estejam em desacordo com as normas da escola.
  • Após a terceira saída o aluno será suspenso das atividades escolares por um dia letivo.
  • O aluno deverá deixar a escola no momento da suspensão por não cumprimento de normas, devendo retornar acompanhado do responsável.

Leia também sobre…