Na Escola da Ilha, o período de rematrículas já começou
Na última sexta-feira (29), a Escola da Ilha-Florescer deu início ao período de rematrículas para o ano letivo de 2011. Desta vez, o procedimento ganhou mais praticidade e rapidez: os pais podem realizar o processo via internet, por meio do sistema de gestão escolar Phidelis.

O procedimento atende apenas aos alunos que não possuem nenhum tipo de desconto e estão com as mensalidades em dia. A efetivação é feita assim que os documentos do responsável (RG, CPF e comprovante de residência), ficha com dados do aluno atualizada, contrato de rematrícula e comprovante de pagamento da primeira parcela são entregues na Escola.

Para rematrículas presenciais, os documentos necessários são os mesmos. O atendimento da secretaria está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Confira a agenda:

30/10 a 08/11 – Rematrícula Online

Dia 05/11 (sexta-feira) – 3º, 4º e 5º anos

Dia 03/11 (quarta-feira) – 1º, 2º e 3º períodos

Dia 08/11 (segunda-feira) – 6º, 7º e 8º anos

Dia 04/11(quinta-feira) – 4º período e 1º e 2º anos

Dia 09/11 (terça-feira) – Irmãos e convênios

Lembrando que a Escola possui convênios com Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Espírito Santo (APCEF-ES), Petrobras, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Sindiartistas, Sociedade Espírito Santense de Pediatria (Soespe), Lazer & Cultura (Arcelor) e Sindijornalistas.

Caso tenham alguma dúvida, nossa equipe de relacionamento está à disposição para atendê-los via e-mail (escoladailha@florescer-ilha.com.br) ou pelo telefone 3324-5700.

 
 

Ainda dá tempo! Participe do concurso
Na primeira edição deste boletim eletrônico, lançamos um concurso para que você nos ajude a escolher um nome para o informativo. Sabemos que criatividade não falta aos alunos da Escola da Ilha-Florescer. E, por isso, estendemos o prazo para que todos participem.

Vamos relembrar algumas dicas para lhe inspirar neste desafio:
- O boletim tem como objetivo divulgar os eventos, passeios, e visitas de estudo super legais que a Escola promove;
- A periodicidade será mensal, ou seja, todo mês você receberá um e-mail com este boletim, recheado de informações quentinhas;
- Alunos, famílias, colaboradores e parceiros da escola receberão o informativo via e-mail.

No dia 8 de novembro, passaremos com uma urna nas salas do Ensino Fundamental recolhendo sugestões. Quem preferir pode nos enviar por e-mail (marketing@florescer-ilha.com.br) ou preenchendo o campo de comentários em notícia no site, até o dia 10 de novembro.

Uma comissão julgadora – formada por representantes pedagógicos, administrativos e de marketing, além dos alunos do grêmio – irá selecionar três opções. Durante dez dias, as opções estarão disponíveis para votação por meio de uma enquete também no site.

Caso ocorram sugestões repetidas, valerão as primeiras que forem enviadas. O vencedor vai ganhar uma super cesta de chocolate e terá o nome publicado na próxima edição. Participe quantas vezes quiser e boa sorte!

 
 

Congresso de Pais 2010: sucesso em mais uma edição
Desde o início do ano, a Escola da Ilha busca celebrar o seu aniversário de 25 anos a cada evento realizado em 2010, de forma que as famílias, alunos, educadores e parceiros desfrutem por várias vezes deste momento tão importante para a história da Florescer.

Nesta edição do Congresso de Pais, por exemplo, o educador português José Pacheco esteve em Vitória a convite da instituição, no último dia 18, para ministrar o tema “Conversas sobre ensinar e aprender”.

Referência no mundo inteiro, José Pacheco fundou a Escola da Ponte, em Portugal, cujo projeto educativo é inovador e baseado na autonomia dos estudantes. Trata-se de um espaço sem a seriação tradicional que conhecemos.

O encontro contou com um ambiente dinâmico, pois os próprios convidados norteavam os assuntos comentados pelo educador a partir de perguntas.

“Adorei a iniciativa! No atual momento em que vivemos, nem a família e nem a escola têm condições isoladas de educar. A articulação entre ambas é fundamental. E o Congresso de Pais é mais uma ferramenta que permite exatamente isso. A Escola da Ilha está no caminho”, diz a convidada Graça Lobino.

O Congresso de Pais 2010 foi promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), com apoio da Rede Gazeta e patrocínio da Livraria Leitura. Se você não pôde comparecer ao evento ou gostaria de rever a palestra, assista ao vídeo gravado pela Rede Gazeta. A transmissão da palestra foi feita em tempo real pelo Gazeta Online além de ter sido disponibilizada, pela primeira vez, para acesso aos usuários de iPhone.

 
 

Semac’10 agita a Ilha
O início do mês de outubro foi marcado por um verdadeiro festival cultural e artístico na Escola da Ilha-Florescer. Durante os dias 06, 07 e 08, a instituição promoveu a tradicional Semana de Arte e Cultura (Semac) que, neste ano, homenageou o centenário do sambista Noel Rosa e os 25 anos de falecimento da poetiza Cora Coralina.

A programação foi bastante diversificada e contou com oficinas de origami, poesia, malabares; feira de livros; encontro com escritor; dança; apresentações musicais e de capoeira; contação de histórias; produção de vídeos; exposições e painéis; sarau de poesia; show de mágica; café literário; desfiles; entre tantas outras atividades.

“A ocasião também nos permitiu reviver trabalhos desenvolvidos em outras edições do evento, já que o nosso tema principal foi ’25 anos de arte e cultura na Ilha’. Além do apanhado geral, trouxemos novidades que encantaram os alunos e as famílias”, destaca a diretora pedagógica, Sandra Kretli.

Ela aproveita para agradecer aos profissionais e pais que participaram direta ou indiretamente e contribuíram para abrilhantar a Semac’10. “Ficamos muito felizes em saber que temos parceiros que nos dão as mãos em iniciativas como essa”, completa.

A coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Sabadini, ressalta que a Semac é um projeto desenvolvido todos os anos e representa um momento único e especial para a Escola. “Ficamos muito satisfeitos com os ótimos resultados e a empolgação das turmas”.

Você pode assistir às diversas apresentações que marcaram a Semac’10. O Ensino Fundamental I produziu um vídeo bem legal ilustrando os melhores momentos. Confira.

 
 

Momento especial para a Escola da Ilha
A formatura do 9º ano está chegando. Em poucas semanas, os alunos irão vivenciar uma nova etapa: a conclusão do Ensino Fundamental e o ingresso no Ensino Médio. Com o intuito de marcar essa transição tão importante na vida de qualquer estudante, a turma vem se organizando para a tradicional comemoração desde o mês de fevereiro.

“Logo no início, elegemos um grupo responsável por centralizar as ideias da festa. A partir daí, já começamos a arrecadar fundos por meio de taxas mensais, venda de docinhos na hora do intervalo ou em eventos, além de rifas”, conta a aluna Bruna Pelluzzo Corrêa, integrante da Comissão de Formatura, também composta por Cecília Nader Simões Carriço Fantinato, João Pedro de Carvalho Alzuguir e Aila Amaral Torezani.

O momento de solenidade e a festa serão realizados no dia 8 de outubro, no Cerimonial Fogão de Lenha, próximo à Escola. “Nós mesmos fizemos as escolhas do local, do repertório musical, de quem serão os homenageados, dos cardápios e de vários outros itens. Deu para programar uma noite que tivesse a nossa cara”, afirma João Pedro.

A coordenadora do Ensino Fundamental II, Teresa Spinassé, acrescenta que envolver os alunos nestas etapas faz parte da proposta pedagógica da instituição. “Entendemos que o estudante precisa ser sujeito e coadjuvante de seu próprio desenvolvimento. A escola orienta e coordena, mas permitimos que eles participem de todo o processo e adequem as escolhas de acordo com o perfil da turma”.

Ela completa que se trata de um rito de passagem fundamental. “Em cada ano, temos uma formatura diferente, mas todas são únicas, pois refletem o término de um ciclo importante para a história da Escola da Ilha. Alguns destes alunos têm 13 anos, sendo que 12 deles foram vividos dentro da Florescer. É uma época que nos marca demais, em que podemos perceber os resultados de uma caminhada de muita dedicação”, diz.

Bruna concorda e destaca que todos estão bastante ansiosos e animados com essa nova fase, mas que vão sentir saudade do tempo em que conviveram juntos. “A maioria de nós estuda na Escola da Ilha desde o primeiro período da Educação Infantil. Vamos sentir muita falta daqui, dos professores, dos colegas...”.